Etapas do Big Data

Sabemos que big data é um trabalho complexo e detalhado e que envolve muita informação. Logo, existe uma ordem que torna o trabalho mais organizado e facilitado. Sendo ela:



1.Coleta de Dados
  • cliques em anúncios;
  • tipo de dispositivo (smartphone, notebook etc.);
  • sistema operacional do dispositivo;
  • login do cliente no site, se houver;
  • endereço de IP;
  • endereço de e-mail;
  • localização;
  • histórico de buscas;
  • histórico de compras do cliente;
  • entre outros.
Qualquer um dos movimentos acima feito pelo cliente gera informações preciosas, como preferência de dispositivo tecnológico que comprar, que gera anúncios centralizados nisso, históricos de busca em plataformas de pesquisa que geram uma ideia de preferência, por exemplo, não estranhe se um dia pesquisar no Google a palavra "carro" e receber consecutivos anúncios de vendas de lojas de automóveis

2.Limpeza de dados
Mesmo que Big Data possa trabalhar com inúmeros dados, ter vários dados que acabem não contribuindo no objetivo final pode acabar gerando apenas inconsistência no resultado e valores nulos. Logo, selecionar os dados é uma etapa muito importante já que direciona o objetivo do resultado

3.Data Mining 
É a etapa responsável por minerar padrões. Temos uma postagem sobre isso mais detalhada, para vê-la clique aqui.

4.Análise
É a parte que, após descobrir padrões, se volta no objetivo e os relaciona para que a tomada de decisão seja cada vez mais precisa. Para saber mais sobre os tipos de análise, clique aqui.

5.Visualização de Informações
É a etapa de remodelagem dos resultados extraídos. Ou seja, os dados se tornam mais visuais e, também, são excluidos ruídos. Pois é muito mais fácil ter uma noção do que se tem e do que se procura analisando gráficos ao invés de tabelas com inúmeras linhas e colunas, já que são muitas informações.

6.Integração de dados
Este é, também, o momento da magia. Já que é nessa etapa que após todos os dados estarem prontos eles são usados da maneira estratégica e ascende o lado da bussiness intelligence.

Por: Letícia Silveira Martins

Comentários

Postagens mais visitadas