Data Mining

Data mining, do inglês, mineração de dados, é o processo de procurar num oceano de dados não estruturados e muito variadas formas, geralmente na área de negócios, mercadológicas ou cientificas, em busca de padrões para ajudar na tomada de decisões sobre estratégias e vantagens competitivas.

A premissa do data mining é a argumentação ativa, isto é, em vez do usuário definir o problema, selecionar os dados e as ferramentas para analisar tais dados, a própria inteligência artificial analisa automaticamente os dados para a obtenção de correlações.



O ser humano sabe desde muito antigamente observar padrões, formulando hipótese e as testando para estabelecer regras de causalidade, porém, a novidade do data mining é que com o advento do big data o enorme número de dados já não podem ser analisados pelas pessoas num prazo de tempo viável e aí entra o computador para analisar essas correlações.

O data mining engloba diversos sub campos da computação cada tecnologia tem vantagens e desvantagens, e nenhuma pode resolver todos os problemas e necessidades das aplicações. Eis aqui duas das principais tecnologias:
        Redes neurais: são sistemas computacionais que imitam o cérebro humano através de redes formadas por nós numa computação voltada a ligações e são capazes de realizar o aprendizado de máquinas e buscar correlações.
        Árvores de decisão: são tecnologias que analisam valores dos dados e escolhe o que são fortemente relacionados com a saída selecionada para exame e os valores com forte relação são chamados de prognósticos chaves.

Mas porque utilizar data mining? A mineração de dados possibilita uma análise rápida e eficiente dos principais atributos dos consumidores, entendendo profundamente suas características, comportamento e preferências. Outra forma é com o grande volume de dados de compras pode-se analisar o comportamento do cliente em certas épocas do ano para aumentar ou diminuir a quantidade de produtos nas lojas.


Fontes:

https://www.devmedia.com.br/conceitos-e-tecnicas-sobre-data-mining/19342
https://pt.wikipedia.org/wiki/Minera%C3%A7%C3%A3o_de_dados
https://www.aquare.la/o-que-e-data-mining-mineracao-de-dados/
https://www.cetax.com.br/blog/data-mining/

Comentários

  1. Post muitobom. Gostariade saber se através de dados suficientes um computador poderia, por exemplo, programar uma aplicação do zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e sim, se forem fornecidos dados o suficiente e se for usado o computador de forna inteligente e flexível .

      Excluir
  2. Post bem informativo, gostaria de saber se o Data Mining é economicamente viável em empresas que precisam desse tipo de recurso, ou seria um pouco caro, porém valeria a pena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é um pouco caro sim, porém comparado com o grande valor agregado desta tecnologia principalmente para marketing inteligente faz com que valha muito a pena, tanto que dizem que no futuro será algo obrigatório para as empresas.

      Excluir
  3. Bom Post, porém o quanto o Data Mining influenciaria o consumidor de lojas que o utilizam, sendo tal influencia boa ou ruim para o consumidor final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, é uma questão controversa, acredito que tem pontos positivos e negativos, por um lado ajuda ao usuário achar o que ele já queria, por outro essa influência acaba o fechando a novos produtos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com o advento dos novos processadores (gráficos), é possível utilizar o poder de paralelismo dessas GPUs para Data Mining?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as GPUs não possuem a mesma versatilidade das CPUs, mas em compensação elas possuem milhares de “núcleos” (cores), o que é particularmente importante quando é necessário processar grandes conjuntos de dados, o que é ótimo para o Data Mining.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas