Os 5 V's do Big Data


Para entendermos melhor do conceito em si de Big Data, há algo sobre ele que devemos conhecer, e são os 5 V's. A realidade é que o Big Data, por ser muito abrangente e cheio de possibilidades como diversas coisas na área da tecnologia, não é tão fácil se explicar seu conceito de forma literal e sucinta. Para nos ajudar, o seu conceito foi ampliado em elementos intrínsecos ao uso desse poderoso algoritmo. Eles são:


1. Volume

Na tradução literal do seu nome extraímos que "big" é grande e data é "dado", isso, definitivamente, não é aleatório, pois dai vem o poder do Big Data, que é usar enorme quantias de dados em suas análises. Dado é produzido na mesma proporção, e se não maior, que lixo e muitos deles acabam sendo apenas descartados, mas o big data o utiliza para entender gostos e preferências de cada usuário de maneira única, trabalho que seria basicamente impossível de ser feito por homens


2. Variedade

Se refere ao tipo de dado utilizado na análise de grande porte feita pelo Big Data, a capacidade do algoritmo analisar vários tipos de dado de maneira a relaciona-los, independente de ser cache, pesquisas, postagens em redes socias, entre outros o torna ainda mais eficiente, porque não basta trabalhar com muita informação, mas ainda com uma diversidade dentro dessa imensidão


3. Velocidade

Retifico o que dito anteriormente quando falei de volume, devido a quantidade e diversidade de dados, é quase IMPOSSÍVEL que esse trabalho seja feito por humanos, pelo menos, de maneira tão rápida tal quanto a do computador. Em alguns casos, até se faz necessário a análise humana, mas isso após o algoritmo deixar tudo mais simples, claro.


4. Veracidade

Veracidade, óbvio. O trabalho perderia todo o sentido se isso não estivesse presente. É essencial que todos esses dados sejam verossímeis para que a análise realmente seja conclusiva e gere resultados.


5. Valor

Por último, e não menos importante, o valor. Que pode ser concluído como o que o uso do Big Data vai trazer na situação utilizada. Seria agradar o usuário com filmes novos? Usá-lo em investigações? Descobrir o padrão de doenças? Enfim, independente do que gere, o resultado deve agregar, trazer descobertas e, acima de tudo, evoluir de alguma forma a empresa ou, até mesmo, governo que fez seu uso. 

Fontes:
Os 5V's do Big Data
Big Data: Definição


Por: Letícia Silveira Martins

Comentários

  1. Gostei muito! Mas as somas totais dos dados digitais no mundo já é medida em zettabytes.Como se prevê o futuro do armazenamento de tanta informação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas